terça-feira, 29 de junho de 2010

Dicas de Nutrição: TPM (Tensão Pré-Menstrual)

O que é?
São mudanças que aparecem no corpo e na mente da maioria das mulheres dias antes da menstruação chegar. O motivo está nas alterações de hormônios que a toda mulher passa nessa época, e acabam incomodando (e muito!). Isso causa, por exemplo, sentimentos de tristeza ou irritação, que aparentemente não tem motivo, sem contar com a baixa auto-estima de quem acaba ganhando uns quilinhos a mais por causa do inchaço com a retenção de líquidos, dor de cabeça e outros probleminhas.

Como tratar?
Boa alimentação é a base de tudo! Muitas dessas manifestações da TPM só chegam quando não escolhemos bem o que vai no prato nosso de cada dia. Biscoitos refinados, pães brancos, massas à base de farinha branca, açúcar... é praticamente um convite pra TPM se instalar! Outro prato cheio pra ela é o excesso de sal e de aditivos artificiais, principalmente à base de sódio (como o glutamato monossódico e outros presentes nos temperos artificiais, nos macarrões instantâneos convencionais, nos salgadinhos tipo snacks, adoçantes com sacarina sódica e ciclamato de sódio).
Mas além de saber o que evitar, a gente tem que estar muito atento a o que colocar de bom no lugar desses produtos. Quanto mais repleto o cardápio estiver de alimentos naturais integrais, melhor. E pra facilitar mais ainda, aí vai a lista dos alimentos que não podem faltar no dia-a-dia de quem quer dizer adeus à TPM: banana, linhaça, farelo de aveia, cacau, abacate, canela. Procure comer pelo menos uma porção diária de um desses alimentos pra garantir dias de paz antes da menstruação chegar.
E pra quem precisar de um socorro na hora em que bate aquela vontade de comer um docinho, a melhor saída está nas frutas secas e no cacau: além de aliviar o desejo por doces, eles contribuem para amenizar os sintomas da TPM. Uma porção de damasco seco ou ameixa seca combinada com 2 castanhas do Pará ficam ótimas nessas horas! Banana amassada com cacau e um fio de mel também formam uma combinação imbatível.