sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Temperos deixam as refeições mais saborosas e fazem bem para a saúde

Os temperos são utilizados para dar mais sabor aos pratos, mas também fazem muito bem à saúde. O sal feito com ervas, por exemplo, substitui o sal comum e é ótimo para quem tem pressão alta.

O alecrim, o cominho e o manjericão facilitam a digestão, reduzem os gases e ajudam no tratamento de infecções intestinais. Além disso, o alecrim tem outras propriedades. "Ele ajuda na redução da pressão arterial e é um poderoso antiinflamatório, então podemos usar quando alguma inflamação se apresenta, e também auxilia no controle da gripe", explica a nutricionista Tâmara Ferreira.

Os sintomas da gripe também podem ser diminuídos com o consumo do tomilho e da folha de louro, que são expectorantes. Já entre os benefícios do orégano está a prevenção da candidíase, uma das doenças provocadas por fungos. “O orégano é um antimicrobiano, antifúngico. Se a gente tiver uma inflamação, pode utilizar esse produto”, orienta a nutricionista.

Segundo Tâmara, a pimenta vermelha é boa para a cicatrização: “Ao contrário do que as pessoas pensam, a pimenta vermelha ajuda na cicatrização da gastrite. Não é para comer em excesso. Não existe uma quantidade fixa para nós utilizarmos. Temos que utilizar em pequenas quantidades aumentando a freqüência. Na verdade, é utilizar pouco com frequência maior. Assim, vai haver um efeito benéfico à saúde. Fora que as ervas são antioxidantes e ajudam no combate ao envelhecimento”.

Confira a receita para preparar o sal de ervas, que pode ajudar a diminuir o consumo do sal comum e é indicado, principalmente, para quem tem pressão alta ou problema de retenção de líquido.
Ingredientes:
- 1 xícara de café de sal
- 1 xícara de chá com 3 tipos de ervas desidratadas (por exemplo: alecrim, orégano e manjericão)

Modo de preparo:
Misture os ingredientes em uma frigideira, aquecendo rapidamente. Depois, é só guardar em um recipiente de vidro.



JORNAL HOJE - GLOBO
Edição do dia 09/12/2011