terça-feira, 1 de junho de 2010

Dicas de Nutrição: MENOPAUSA

O que é?
É o fim do período fértil da mulher, percebido quando o ciclo menstrual não acontece mais.
O detalhe é que 2 a 4 anos antes disso chega a fase do climatério (ou pré-menopausa), com um monte de mudanças hormonais e no corpo: a menstruação não fica mais tão regular e começam a aparecer os famosos “fogachos” (ondas de calor), os suores durante a noite, a insônia, o ressecamento da pele, além do ponteiro da balança, que pode começar a subir, junto com a medida da cintura). Também há quem também fique mais irritada ou depressiva nessa época.

Como tratar?
Tá certo que quase todo mundo já ouviu esse ditado, mas é sempre bom lembrar de que “prevenir é melhor do que remediar”. E nesse caso então, nem se fala! Uma boa alimentação ao longo da vida pode fazer com que a mulher passe bem pela pré-menopausa, sem que as mudanças sejam um sofrimento. Então, se você leu as dicas sobre alimentação natural para TPM, vale uma atenção redobrada, porque elas continuam valendo nesse caso: farte-se de verduras e legumes frescos, grãos integrais, frutas e tudo o mais que a natureza nos oferece.
E pra você que já está sentindo na pele (e no resto do corpo) que a menopausa está às portas, pode ficar tranqüila porque também dá pra “remediar” tudo isso pela alimentação. Junto com o tratamento médico, os alimentos naturais são fortes aliados da saúde nesta fase: linhaça e soja, em especial, são fortes aliadas da mulher que está chegando na menopausa. Esses alimentos contêm fitoestrógenos, que têm efeito parecido com o dos hormônios que a mulher perde nessa fase da vida; com isso, elas ajudam a amenizar os sintomas.