segunda-feira, 22 de março de 2010

Ração Humana


A ração humana está sendo divulgada por muitos veículos de comunicação como uma fórmula milagrosa para a perda de peso, quase toda a semana me perguntam sobre a mesma, se realmente funciona, se engorda, se pode substituir uma refeição, entre outras dúvidas. Então decidi fazer esse post e esclarecer um pouco sobre "a tal".

A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra (castanhas, aveia, linhaça, fibra de trigo, pó de guaraná, açúcar mascavo, entre outros). Ela auxilia no controle do colesterol e diabetes, melhora o transito intestinal e ajuda na desintoxicação do organismo.

Por ser um composto rico em fibras, pode  auxiliar na perda de peso por diminuir a absorção de gordura das refeições pelo organismo, sendo assim, para a perda de peso ser efetiva, a ração humana deverá fazer parte de uma alimentação balanceada, pois ela não contém o equilíbrio de nutrientes indicado para compor uma refeição saudável, portanto, não deve ser utilizada como substituta de refeições. A ração humana contém aproximadamente 400 kcal em 100g e se for consumida em grandes quantidades pode levar ao aumento de peso, além disso, ela oscila demais na sua composição e algumas fibras misturadas podem conter fatores anti-nutricionais responsáveis por inibir a absorção de micronutrientes importantes.

 É muito mais saudável, biodisponível para o organismo e indicado como parte de uma alimentação equilibrada consumir uma mistura dos grãos in natura com castanhas, linhaça, gergelim, soja, entre outros, e ingerir como lanche entre as refeições, pois assim você estará garantindo a ingestão de fibras e dos micronutrientes sem comprometer a sua absorção. 

Aproveito também para repetir que "a única coisa que não engorda" é a água. Por isso, pense bem antes de adotar uma dieta da moda, pois nem sempre você conseguirá adotar esse hábito por muito tempo e caso haja uma redução do peso, como desejado, ao retornar para o estilo de vida habitual, você com certeza irá recuperar o peso perdido.

Alimente-se bem, faça escolhas saudáveis, pratique atividade física.