domingo, 15 de novembro de 2009

Dieta vegetariana: cuidados e benefícios

A dieta vegetariana é um regime alimentar na qual as pessoas que seguem excluem todos os tipos de carne, incluindo a de boi, peixe, frutos do mar, porco, frango e outras aves, bem como alimentos derivados. A dieta é baseada fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.


Há principalmente quatro formas de dietas vegetarianas, classificadas de acordo com os tipos de alimentos que são consumidos: Ovolactovegetarianismo, onde há apenas a exclusão do consumo de carnes e seus derivados; Lactovegetarianismo: os que a seguem não consomem ovos nem qualquer tipo de carne; Ovovegetarianismo: onde há a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne e o Vegetarianismo estrito que é uma dieta composta unicamente por alimentos de origem vegetal. Mas qual é o impacto dessas restrições alimentares no organismo?

Estudo recente revela que quando bem planejada e adequada nutricionalmente, a dieta vegetariana, inclusive a estrita, pode ser benéfica ao organismo, podendo contribuir para a prevenção e tratamento de algumas doenças.

Pesquisa recente avaliou a incidência de câncer entre pessoas que seguiam dieta vegetariana do tipo ovolactovegetarianismo e pessoas que consumiam peixe, sem outros tipos de carnes. Após mais de 12 anos de acompanhamento, os resultados da pesquisa indicaram que a incidencia de alguns tipos de câncer podem ser menor em pessoas que não consomem carnes.

Os dados dos estudos indicam os benefícios que podem ser obtidos pelo seguimento da dieta vegetariana. Porém, deve-se tomar muito cuidado quando se realiza essa opção, uma vez que a falta do consumo de carnes e seus derivados e no caso das estritas de demais fontes de proteína de origem animal, muitos nutrientes de extrema importância para o bom funcionamento do organismo deixam de ser ingeridos, o que pode causar graves deficiências nutricionais, causando prejuízos á saúde.

Sendo assim, quando se abre mão do consumo de algum grupo alimentar importante, deve-se fazer sua subsituição por algum que forneça os nutrientes necessários, deixando a alimentação completa e balanceada. No caso do vegetarianismo, para possuir as necessidades nutricionais supridas é necessário o acompanhamento de profissionais da área da saúde, assim como o nutricionista.

Fontes:
Key TJ; Appleby PN; Spencer EA; Travis RC; Allen NE; Thorogood M; Mann JI Cancer incidence in British vegetarians. Br J Cancer; 101(1): 192-7, 2009 Jul.
Craig WJ; Mangels AR+ American Dietetic Association. Position of the American Dietetic Association: vegetarian diets. J Am Diet Assoc; 109(7): 1266-82, 2009 Jul.