domingo, 12 de julho de 2009

Gengibre para Prevenção de Náuseas e Vômitos durante a Gestação



O gengibre é um dos vegetais mais antigos e populares do mundo, originário da Ásia. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de inúmeras substâncias encontradas especialmente em seu óleo essencial.
O gengibre é um bom exemplo de alimento funcional, que além de suas propriedades nutricionais básicas pode promover algum benefício a saúde. Sendo assim, esse vegetal está ganhando cada vez mais confirmações clínicas de que sua ação terapêutica é segura para náuseas e desconforto gástrico.
Pesquisas científicas revelam a hipótese de que o gengibre possa evitar a cinetose (náuseas, vômitos, sonolência) por meio da prevenção de arritmias gástricas e da elevação dos níveis plasmáticos de vasopressina (hormônio antidiurético).
Em um estudo realizado com gestantes, controlado por placebo foi analisado a eficácia do uso do pó de gengibre contra náuseas e vômitos relacionados a gravidez. Foi identificada uma incidência de vômitos de 35,7% no grupo que recebeu o pó comparado com 65,7% do grupo que recebeu o placebo após quatro dias de ingestão. A melhora nos sintomas foi perceptível em 87,5% no grupo que recebeu gengibre e 28,6% no grupo que recebeu o placebo.
A dose diária segura de gengibre deve permanecer entre 1 a 2g de raiz em pó ou fresca, mas particularmente a opção em pó não tem um sabor muito agradável, mas não custa nada experimentar.
Pode ser ingerido puro, em conservas ou utilizado no preparo de sobremesas, temperos e bebidas, entre elas, suco de frutas misturado com a raiz, além do chá de gengibre que é uma ótima opção no inverno.
Pesquisas sobre a ingestão do gengibre durante a gravidez ou a lactação não constataram efeitos adversos.
A utilização por indivíduos com cálculos biliares deve ser feita com acompanhamento médico.
Fonte: Vutyavanich, T.; Kraisarin, T., Rungsri, R. Ginger for nausea and vomiting in pregnancy: randomized double-masked placebo-controlled trial. Obstetrics and Gynecology 97(4): 577–582.